用葡萄牙语讲述历史8(2)

网络资源 Freekaoyan.com/2008-04-17

  Combate de Mussupinho.

Os revoltosos comandados pelo Coronel José Joaquim de Almeida Guedes haviam-se ocultado às margens da estrada para Mussupinho, em terreno elevado. O Coronel Amorim Bezerra narra o combate no relatório ao Presidente da Província:

"Tenho a honra de comunicar a V. Excia. que a força de meu comando obteve hoje o mais completo triunfo do lugar Mussupinho (engenho deste nome) aonde constando-me, esta manhã que se achavam reunidos os revoltosos, me apressei a atacá-los.

"O inimigo achava-se colocado em posições vantajosas, algumas das quais eram sobranceiras ao meu campo e além disto estava protegido por guerrilhas entrincheiradas. Não obstante, engajei-o no combate que foi renhido e sanguinolento. Três horas, porém, depois de haver ele durado, apossei-me do campo inimigo, desalojando os revoltosos de suas posições defensivas e levando-os em completa debandada até uma vasta distância do acampamento.

"Apossando do campo fiz desarmar os prisioneiros e não continuei mandar a perseguir os fugitivos, porque, estando já fora de combate o clarim de cavalaria, não podia por este motivo fazer os toques precisos, para que a cavalaria carregasse. Porém mandei logo em seguimento a infantaria, e os revoltosos correram em completa derrota, apresentando-se alguns.

"A perda do inimigo foi considerável: 15 mortos, (...) uma grande parte de feridos, ficando em nosso poder 56 prisioneiros e como despojos grande poção de armamento e cartuchame, três barris de pólvora, uma corneta e muitas pedras de ferir.

"Nossa perda foi menor pois que só temos a deplorar a morte de 10 bravos e o ferimento de poucos.

Era 14 de novembro de 1848: a primeira vitória dos legalistas sobre os revoltosos.

Rearticulação dos rebeldes.

O movimento não morreria no nascedouro, como muitos supunham. Chegara a Recife o Deputado Joaquim Nunes Machado, que gozava de grande popularidade entre os praieiros e era considerado o chefe mais importante dos liberais, na área. Sua entrada em cena assegurava aos insurretos o estimulo que necessitavam. Aglutinados em torno do líder, novos contingentes concentraram-se, desta vez nas matas de Catucá, onde se destacava a figura de Antônio Borges da Fonseca, jornalista e revolucionário; para alguns era um herói; para outros, um impostor. Combateu a princípio os praieiros, mas filiou-se a eles no final de 1848. Panfletário, dirigiu diversos periódicos revolucionários, especialmente O Repúblico. Redigiu o manifesto, lançado em 10 de janeiro de 1849, anunciando os propósitos dos chefes praieiros quanto ao movimento.

Em Catucá, as forças do Exército enfrentavam com enormes dificuldades as operações de guerrilha dos praieiros mas enfim conseguiram expulsá-los da região (11 de dezembro de 1848). Pressionados, os revoltosos resolveram retirar-se para Goiana e em seguida para novo acampamento, em Igaraçu.

O governo imperial começava a preocupar-se com a revolta e resolveu nomear o Dr. Manuel Vieira Tosta (depois Marquês de Muritiba), Presidente da Província. Para obter a pacificação e evitar o derramamento de sangue Tosta fez uma proclamação aos pernambucanos, assegurando-lhes tratamento justo e oferecendo-lhes perdão. Para o Comando das Armas e das forças em operação a escolha havia recaído no Brigadeiro José Joaquim Coelho (depois Barão da Vitória).

A resposta liberal foi pronta: os chefes praieiros divulgaram pela imprensa artigos em que contestavam os propósitos do novo Presidente. Tosta procurou agir com serenidade e firmeza. Os praieiros, exaltados, começaram a se reunir em Água Preta, planejando atacar Recife com cerca de 2 mil homens.

O Brigadeiro Coelho dirigiu suas forças contra os praieiros derrotando-os em Cruangi em 20 de dezembro de 1848.


相关话题/

  • 领限时大额优惠券,享本站正版考研考试资料!
    大额优惠券
    优惠券领取后72小时内有效,10万种最新考研考试考证类电子打印资料任你选。涵盖全国500余所院校考研专业课、200多种职业资格考试、1100多种经典教材,产品类型包含电子书、题库、全套资料以及视频,无论您是考研复习、考证刷题,还是考前冲刺等,不同类型的产品可满足您学习上的不同需求。 ...
    本站小编 Free壹佰分学习网 2022-09-19