葡萄牙语阅读之情人手帕(葡萄牙语)

网络资源 Freekaoyan.com/2008-04-17

 

Lenços dos Namorados

Mirandolina Fátima Dias

A origen dos lenços de namorados e os designados “lenços de pedidos” pensa-se que esteja nos lenços senhoris do século XVII e XVIII, e que foram adaptados pelas mulheres do povo com o fim de conquistar o seu namorado.

Os “Lenços dos Namorados” existem por todo o País, com maior incidência no Minho, Alentejo e Açores. É no Minho que surge a mais importante recuperação desta arte.

O tema principal destas peças bordadas é-de uma forma clara-o amor, sentimento transposto para os lenços, pelas moças da aldeia em “idade casadoira”, e apresentado como seta ao coração do “namorado” ou “conversado”. Exemplos vivos de histórias de amor (correspondidos umas vezes, outras nem tanto).

Os “Lenços dos Namorados” assumiram então a forma ideal para uma declaração de amor da bordadeira ao seu amado, através de quadras e de simbologias bordadas no referido lenço. O uso do lenço pelo homem, por cima do casaco domingueiro e colocado ao pescoço, com o nó para a frente, constituía o assumir público do comprometimento. Podia também ser usado na aba do chapéu ou até mesmo na ponta do pau que era costume o rapaz trazer consigo.

Caso a rapariga não fosse correspondiada o lenço voltaria às suas mãos. Se o namorado trocasse de parceira, fazia chegar à sua antiga pretendida o lenço, fazendo-o acompanhar de todos os objectos que ele possuía, fotografias e cartas.
Do mais “clássico” ao mais “barroco” na exibição decorativa, em todos os lenços está presente a temática amorosa.

Uma ideologia, uma religião e uma paixão ardente, é o que defendem estes lenços, no fundo uma maneira de sentir a vida, talvez recria-la mesmo inconscientemente.

O ponto de cruz parece ter sido o ponto original destes lenços e por isso a sua confecção era muito morosa, levando por vezes semanas e até meses. Com o passar dos anos, a estratégia da bordadira para diminuir esse tempo foi encontrada na utilização de pontos mais fáceis de bordar, como o “ponto pé-de-flor” ou o “ponto cadeia”, e recorrendo frequentemente ao “crivo” e ao “cheio”.

Foi no século XIX, porém, que os lenços de namorados sofreram a maior alteração Com a vulgarização das cores, nos anos 30, as bordadeiras deixaram de usar-como até aí-apenas o vermelho e o preto no ponto cruz, passando a utilizar as novas cores.

A temática nestes lenços é muito variada e vai desde a representação de símbolos religiosos ligados ao acto do casamento, a testemunhos de acontecimentos marcantes em determinadas épocas, como a emigração para o Brasi. Mas também é comum verem-se nalguns lenços cestas, cântaros e pipas bordadas numa alusão às vindimas e outros trabalhos agrícolas. Para além de desenhos de passarinhos, ramos, flores, etc., as raparigas também bordavam quadras, uma data, um nome, ou outros dizeres amorosos atropelos linguísticos que ainda hoje, por tradição, se reproduzem na íntegra. Em todos, porém, o tema do amor está presente quer através da representação de corações, quer através da palavra amor neles bordada.


相关话题/

  • 领限时大额优惠券,享本站正版考研考试资料!
    大额优惠券
    优惠券领取后72小时内有效,10万种最新考研考试考证类电子打印资料任你选。涵盖全国500余所院校考研专业课、200多种职业资格考试、1100多种经典教材,产品类型包含电子书、题库、全套资料以及视频,无论您是考研复习、考证刷题,还是考前冲刺等,不同类型的产品可满足您学习上的不同需求。 ...
    本站小编 Free壹佰分学习网 2022-09-19