PrisãodeBentoGonçalves

网络资源 Freekaoyan.com/2008-04-17

 

Desejando restringir a atividade de Bento Gonçalves, Bento Manuel lançou-se contra ele. Foi, no entanto, obrigado a se retirar, porque o líder farroupilha estava em boa posição. Apesar disso, a situação foi-se tornando cada vez pior para Bento Gonçalves. Vendo-se ameaçado de isolamento e sentindo a necessidade de juntar-se aos companheiros, resolveu voltar para a campanha e, na noite de 18 para 19 de setembro, iniciou o deslocamento. No dia 2 de outubro ocupou o morro do Fanfa na margem direita do rio Jacuí e a ilha do Fanfa, no mesmo rio.

Bento Manuel, que tinha indiscutível tino guerreiro, pressentiu a manobra e decidiu mover suas tropas, utilizando o transporte fluvial pelo rio Jacuí. Desembarcou em Triunfo e logrou isolar Bento Gonçalves na ilha do Fanfa, em 3 de outubro de 1836. Gonçalves, tendo por um lado as forças terrestres de Bento Manuel e por outro o vapor Liberal, a escuna Legalidade e quatro canhoneiras comandados pelo Chefe-de-Divisão John Pascoe Grenfell, tentou romper o cerco abrindo fogo contra os navios. Ao clarear do dia 4, Bento Manuel desencadeou o ataque, empregando dois grupamentos sob o comando dos Coronéis Gabriel Gomes Lisboa e Francisco Xavier da Cunha, com apoio da artilharia naval, que tomaram logo o morro e a ilha do Fanfa.

Bento Gonçalves reconheceu que a derrota era inevitável, julgou que seriam inúteis mais sacrifícios e acabou rendendo-se, sendo levado para Porto Alegre, transferido depois para a Fortaleza de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e encarcerado no Forte do Mar, em Salvador, donde porém conseguiu escapar em 10 de setembro de 1837.


相关话题/

  • 领限时大额优惠券,享本站正版考研考试资料!
    大额优惠券
    优惠券领取后72小时内有效,10万种最新考研考试考证类电子打印资料任你选。涵盖全国500余所院校考研专业课、200多种职业资格考试、1100多种经典教材,产品类型包含电子书、题库、全套资料以及视频,无论您是考研复习、考证刷题,还是考前冲刺等,不同类型的产品可满足您学习上的不同需求。 ...
    本站小编 Free壹佰分学习网 2022-09-19