Pacificaçãoeanistia

网络资源 Freekaoyan.com/2008-04-17

 

Manobrando com habilidade desde o litoral, Caxias progressivamente reduziu o território dominado pelos rebeldes, comprimindo-os em direção às fronteiras. Fechadas estas, em acordo com a Argentina e o Uruguai, e batidos os principais grupos rebeldes, a pacificação haveria de ser mais fácil. Entre os chefes farroupilhas de maior expressão já havia discórdia. Todos estavam cansados. Caxias, experiente, conhecedor da mentalidade do povo rio-grandense, trabalhava no sentido de desarmar os ânimos. Não era o grande cabo-de-guerra que impunha condições. Era agora o diplomata hábil que na hora da paz reconhecia o valor do adversário e lutava por seus direitos.

Em 25 de fevereiro de 1845, os chefes revolucionários reuniram-se em Ponche Verde para deliberar em definitivo sobre as condições de paz. O Imperador assinara a anistia. Caxias e Canabarro dirigem proclamações às tropas e ao povo.

Era enfim a pacificação, depois de mais de nove anos de lutas com enormes perdas de vidas humanas e avultados gastos militares para o Império e para a Província, que sofrera estagnação econômica.


相关话题/

  • 领限时大额优惠券,享本站正版考研考试资料!
    大额优惠券
    优惠券领取后72小时内有效,10万种最新考研考试考证类电子打印资料任你选。涵盖全国500余所院校考研专业课、200多种职业资格考试、1100多种经典教材,产品类型包含电子书、题库、全套资料以及视频,无论您是考研复习、考证刷题,还是考前冲刺等,不同类型的产品可满足您学习上的不同需求。 ...
    本站小编 Free壹佰分学习网 2022-09-19