BATALHÃODECAÇADORES3(2)

网络资源 Freekaoyan.com/2008-04-17


  Durante estas expedições, as tropas do 5º Regimento foram destaque nos combates de Taquaruçu e Caraguatá.

  Por ocasião da operação de cerco que pôs fim `insurreição, o 5º Regimento, sob o comando do Coronel Pyrrho, foi a base da Linha Oeste, impedindo a fuga dos insurretos para o oeste, assim como manteve a segurança do tráfego ferroviário, um dos eixos de suprimento para as forças federais.

  Após a Campanha do Contestado, em 1917, o Regimento teve sua sede transferida para Florianópolis. Onde após dois anos, em 1919, o Regimento foi desmembrado em três unidades. O 13º Batalhão de Caçadores, com sede em Joinvile, o 14º Batalhão de Caçadores, em Florianópolis e o 5º Regimento de Infantaria, ao qual não foi distribuído efetivo. Assim ficou até 1925 quando foi transferido para Lorena, onde recebeu seu efetivo.

  Durante a Revolução de 1924, o 13º Batalhão de Caçadores seguiu para São Paulo, tendo sido destaque no combate de Cambucy, onde tombou seu comandante, o Tenente-Coronel Gustavo Maria de Andrade Santiago.

  Em 1930, por ocasião da Revolução que levou Getúlio Dornelles Vargas a Presidência da República, o 13º Batalhão seguiu para o Rio de Janeiro, em apoio ao movimento, comandado pelo Capitão Manoel Caldas Braga, em lugar de seu comandante, preso por não haver aderido.

  Na Revolução Constitucionalista de 1932, foi levado para São Paulo integrando as forças legalistas. Por ocasião da 2ª Guerra Mundial, um efetivo de 201 homens do 13º Batalhão de Caçadores, integrou a Força Expedicionária Brasileira, recompletando as unidades integrantes da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária. O 14º Batalhão também veio a contribuir com um pequeno efetivo, para este recompletamento.

  Em 1972, em função da reestruturação do Exército, os Batalhões de Caçadores passaram a denominar-se: 62º Batalhão de Infantaria (o 13ºBC) e 63º Batalhão de Infantaria ( o 14ºBC). O 5º Regimento, de Lorena passou a denominar-se 5º Batalhão de Infantaria.

  Por suas tradições históricas, o 62º Batalhão passou a denominar-se “Batalhão Francisco de Lima e Silva” e o 63º, “Batalhão Fernando Machado”.

  Neste mesmo ano, o 62º Batalhão foi agraciado com seu Estandarte Histórico assim como recebeu a concessão de seu Distintivo.

  Recebe em 1994 a “Ordem do Mérito Militar” e em 1996 foi-lhe concedido o direito do uso de seu uniforme histórico, o do Regimento de Moura.

  O soldado brasileiro, formado nas lutas em defesa de sua integridade territorial durante o período colonial, nas lutas pela sua soberania, após a Independência e em sua participação em defesa das democracias, no teatro de operações da Itália, muito deve aos soldados portugueses que aqui estiveram no cumprimento de seu dever. Temos orgulho destas tradições, como demonstram os estandartes, os brasões, as denominações históricas e o uso dos uniformes portugueses em suas datas festivas.

  Os Regimentos de Moura, Bragança e Estremoz muito contribuíram para a formação do infante brasileiro que complementou as qualidades herdadas, com as suas experiências no campo de batalha, ou em operações de paz em que veio estar presente após a Independência.


相关话题/

  • 领限时大额优惠券,享本站正版考研考试资料!
    大额优惠券
    优惠券领取后72小时内有效,10万种最新考研考试考证类电子打印资料任你选。涵盖全国500余所院校考研专业课、200多种职业资格考试、1100多种经典教材,产品类型包含电子书、题库、全套资料以及视频,无论您是考研复习、考证刷题,还是考前冲刺等,不同类型的产品可满足您学习上的不同需求。 ...
    本站小编 Free壹佰分学习网 2022-09-19